Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Conectados do Bem: projeto oferta curso de robótica para alunos do ensino médio do Cefet/RJ Petrópolis
Início do conteúdo da página

Conectados do Bem: projeto oferta curso de robótica para alunos do ensino médio do Cefet/RJ Petrópolis

Publicado: Sexta, 01 de Agosto de 2025, 20h45 | Última atualização em Segunda, 04 de Agosto de 2025, 14h40 | Acessos: 47

O Cefet/RJ Petrópolis está participando do projeto Conectados do Bem, uma iniciativa que promove a inclusão digital e educacional de crianças e jovens de escolas públicas do Brasil. A instituição foi escolhida na cidade para receber o curso de Robótica Maker, que atende vinte e três discentes do ensino médio da unidade.

Espaço Maker no Cefet/RJ Petrópolis: sala onde são ministradas as aulas do curso

“A meta central é formar jovens com acesso à tecnologia e capacidade de seguir aprendendo. O projeto atua dentro das escolas, com instalações de salas Maker ou laboratórios de informática e são disponibilizados kits de robótica e toda a infraestrutura necessária”, afirmou Raquel Zilves, aluna do 8º período da Engenharia de Computação do Cefet/RJ Petrópolis e responsável por ministrar as aulas do curso por meio da empresa Plug and Plus. Além de Raquel, dão suporte à iniciativa os professores da unidade Luis Cláudio Batista e Cristiano Carvalho e os alunos do ensino médio Nathalie Coelho e Fabricio de Oliveira, que atuam como monitores.

De acordo com o diretor da unidade Petrópolis, Felipe Henriques, o projeto foi viabilizado por meio de um Acordo de Cooperação entre o Cefet/RJ e o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP). "Penso que essa é uma oportunidade importante de capacitação para os nossos estudantes, que sairão do ensino médio ainda mais preparados", destacou.  

 

Sobre o curso de Robótica Maker

A condução do curso fica a cargo da Plug and Plus, uma escola de programação voltada para crianças, adolescentes e jovens.  Segundo Raquel Zilves, os alunos aprendem, na prática, sobre robótica, circuitos, Arduino e sensores. “Utilizamos o a ferramenta on-line Tinkercad para fazer simulações dos circuitos e aprender o funcionamento de cada sensor e componente. Também falamos sobre as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e como a tecnologia pode ajudar a melhorar o mundo”, declarou.

Alunos do ensino médio fazem o curso no contraturno das aulas do Cefet/RJ Petrópolis

O curso também oferece um kit de robótica para que cada estudante possa aprender com o dispositivo físico. “No final, cada aluno vai criar um projeto de robótica inspirado na Casa do Alemão, que é a patrocinadora do curso, pensando em como esse projeto pode também contribuir para as ODS”, explicou Raquel.

A carga horária do curso é de 20 horas. As aulas acontecem semanalmente, às segundas-feiras, das 9h às 10h30.

Fim do conteúdo da página