Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Evento da Uned Nova Iguaçu debaterá temas da sociedade contemporânea em 7/5
Início do conteúdo da página

Evento da Uned Nova Iguaçu debaterá temas da sociedade contemporânea em 7/5

Publicado: Quarta, 30 de Abril de 2025, 14h57 | Última atualização em Quarta, 30 de Abril de 2025, 14h58 | Acessos: 142

Na próxima quarta-feira (7), a Uned Nova Iguaçu vai realizar o “V Colóquio de Análise da Cultura e Sociedade: cultura, poder e identidades em debate”. O evento reunirá professores, pesquisadores e estudantes para discutir temas emergentes da sociedade contemporânea, como protagonismo feminino, tolerância religiosa e combate ao racismo. O colóquio acontecerá no auditório da unidade e terá abertura musical do CEFET Trio, a partir das 12h50. A iniciativa é do Laboratório de Análise da Cultura e Sociedade, sob a coordenação dos docentes Alexander Magalhães (Sociologia) e André Lourenço (História). 

Conforme Magalhães, a atividade é aberta à comunidade e tem por objetivo fomentar um espaço de diálogo crítico sobre as interações entre cultura, poder e identidades. “O colóquio amplia o acesso ao debate público e incentiva a participação social em discussões de relevância coletiva, em busca de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e plural”, destacou. Ainda segundo o professor, essa é uma oportunidade de aproximar os estudantes da educação profissional técnica de nível médio a práticas como apresentação e debate, que são típicas do universo da pesquisa e da reflexão crítica.

Confira a programação completa

Horário

Apresentador (a)

Título da apresentação

Das 12h50 às 13h40

CEFET Trio

Choro e música instrumental brasileira em concerto

Das 13h40 às 14h30

Marcela Nunes (Cefet/RJ)

Finanças com propósito: mulheres no centro das decisões

Das 14h30 às 15h20

Paulo Limongi (UFF)

Catolicismo, tolerância e política estatais

Das 15h20 às 16h10

Henrique Restier (Cefet/RJ)

A trajetória educacional da juventude negra masculina

Das 16h30 às 17h20

Antônio Dourado (Cefet/RJ)

A importância do pensamento de Clóvis Moura para a compreensão do racismo e da superexploração contra a classe trabalhadora negra e periférica no capitalismo dependente brasileiro

 

 

Fim do conteúdo da página