Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ expõe projetos na 5ª Semana Nacional da EPT, em Brasília
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ expõe projetos na 5ª Semana Nacional da EPT, em Brasília

Publicado: Quinta, 16 de Outubro de 2025, 17h37 | Última atualização em Sexta, 17 de Outubro de 2025, 14h17 | Acessos: 234

O Cefet/RJ foi uma das 63 instituições expositoras da 5ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), que ocorreu de 7 a 9 de outubro, em Brasília. Com o tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”, o evento é uma realização anual do Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

A comitiva do Cefet/RJ contou com alunos representantes das unidades Maracanã, Maria da Graça, Nova Friburgo, Valença, Nova Iguaçu e Itaguaí, além dos docentes Gilberg da Silva (Uned Itaguaí), Anderson Souza (Uned Nova Friburgo) e Luiz Leonardo de Oliveira (Uned Nova Iguaçu). O Cefet/RJ foi selecionado no Edital nº 10/2025/MEC, que viabilizou a participação da instituição no evento, sob a coordenação do Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários (DEAC) e da Diretoria de Extensão (DIREX).

O objetivo do evento é contribuir para a divulgação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no país, ampliando o reconhecimento social da modalidade e mostrando o crescimento da EPT por meio da integração de estudantes e profissionais e do compartilhamento de pesquisas e projetos desenvolvidos pelas instituições ofertantes.

Durante o evento, os estudantes apresentaram sete projetos selecionados para a Mostra Tecnológica, todos premiados na Sepex 2024. Os trabalhos abordaram temáticas diversas, como sustentabilidade, inovação, alimentação e educação.

Confira, abaixo, os projetos apresentados:

Uned Maria da Graça – “Horta com consciência negra e indígena – atividades para fomentar as relações étnico-raciais no ensino de ciências e saúde” (orientadoras: Luciana Ferrari Espíndola Cabral e Juliana de Oliveira Ramadas Rodrigues)

Unidade Maracanã – “Saúde tem História: desenvolvimento de uma ferramenta pedagógica” (orientador: Leonardo de Bem Lignani)

Uned Valença – “Desperdício de alimentos nas feiras livres do município de Valença-RJ: transformando a xepa em produtos atrativos” (orientadoras: Alba Regina Pereira Rodrigues e Carla Inês Soares Praxedes) e “Processamento de alimentos utilizando o coração de bananeira: uma alternativa para o pequeno produtor de Valença-RJ” (orientadora: Alba Regina Pereira Rodrigues)

Uned Itaguaí – “AquaSmart – sistema alimentador de tilápias automatizado MAKER” (orientador: Gilberg Pereira da Silva)

Uned Nova Friburgo – “A reciclagem na indústria têxtil: por que reciclar, como e para quem?” (orientador: Anderson Fernandes Souza)

Uned Nova Iguaçu – “Autoirriga: sistema de irrigação integrado, sustentável e autossuficiente para hortas caseiras” (orientador: Luiz Leonardo dos Santos de Oliveira)

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página